Colégio Estadual Governador Otávio Mangabeira

Este Blog foi criado para socializar as atividades desenvolvidas no decorrer do Projeto NTE vai a escola, para publicação das atividades realizadas pelos professores e alunos utilizando as Tic(s) como ferramenta educacional.
COLABORADORA: KÁSSIA RIOS

Sejam Bem Vindos!!

Uma ótima semana e bom trabalho!!!

Blog dos professores:

domingo, 22 de novembro de 2009

Turma 6M3 - Professora Jamile de Turismo


Os alunos trabalharam as Festas Populares de Salvador...Atraves de apresentações em Power Point..Videos...Blog da turma etc...

Visitem o blog da turma:

Endereço:
http://jamileturismo.blogspot.com/

Atividades realizadas pelos alunos da turma 6M3 - professora Jamile de Turismo

Festas Populares de Salvador




Turma 7V3 e Professora Bernadete de Artes




Turma 7V3 encerrando suas atividades deste ano no projeto NTE vai a escola...Os alunos irão apresenar seus trabalhos em sala de aula, para serem avaliados pelos professores...
Professora Bernadete de Artes















































Professora Bernadete de artes - Criação sobre o Cata-vento dos alunos

Os alunos trabalharam sobre o cata vento construiram apresentações, publicaram no blog da turma e apresentaram a professora em sala de aula...




Professora Rosialva - Turma 8M1 - História

A professora Rosialva, realizou um excelente trabalho nesta unidade, trabalhando o tema Africa não é só probreza, num contexto dos países Africanos de lingua portuguesa.
Além de pesquisas, atrabalhos, apresentações, realizaram tambem o desfile Beleza Negra 2009 da escola, criação e apresentação de músicas, dentre outras apresentações culturais.

Tudo está disponibilizado no site da turma/ professora:

http://rosialvahistoria.blogspot.com/


Festa dos alunos da 7º serie -Homenagem a professora Lúcia

Professora Leda de Matemática - Turma 8M3

Os alunos trabalharam a construção de gráficos no Excel, suas interpretações e aplicações.











Turma 8M3 - Matemática - Leda - Equipe: Regiane e Eucles

1. O que é uma equação?


Uma equação é uma igualdade em que aparece uma letra (incógnita) a representar um valor desconhecido.



2. Que tipos de equações conheces?

Equação do 1º grau : 4x – 2 = 6x + 8

Equação de 2º grau : 2+bx+c = 0



3. Quem foram os primeiros povos de que há noticia que tenham descoberto um método de resolução de equações do primeiro e do segundo grau? Para que as usavam?



raiva declarou como exemplo que os povos hindus tinham valiosos métodos de . 2) Por que os símbolos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são chamados de algarismos? .4) Em que época e lugar foram encontrados os primeiros registros sobre os . formular um algoritmo para a resolução de equações quadráticas. .





4. Quem foi Diofanto? Qual a sua contribuição para a resolução de equações?

Diofanto Alexandria foi considerado o maior algebrista grego.



Mas a contribuição (indireta) mais importante de diofanto foi a partir da tradução para latim dos seis primeiros livros com nome aritmética em 1621 por c.g.BACHET.esta tradução foi a que inspirou o verdadeiro pai da teoria dos números









5. Qual foi a contribuição do árabe Al-Kwarizmi para a resolução de equaçõe?



A álgebra é certamente uma das contribuições mais importantes das matemáticas árabes. Uma das mais antigas obras sobre álgebra foi escrita por Al-Khwārizmī (780-850) em 825, Al-Kitāb . Dado que os árabes não trabalhavam com números negativos, . Analisemos a resolução de al-Khayyām, da equação x3 + cx = d ou, .



6.Quem foi o primeiro Matemático a estabelecer uma fórmula resolvente para as equações do terceiro grau?



Diofanto Alexandria





7. Quem foi o primeiro Matemático a usar letras para designar as incógnitas?



Os árabes, para representar a incógnita, utilizaram o termo shay, que quer dizer "coisa". Nos textos espanhóis se escreveu "xay", e com o tempo ficou como "x"

Os espanhóis chamavam de "aha", literalmente "montaõm". Durante os séculos XV e XVI chamou-se "res" em latim, "coisa" em italiano, e "coss" em alemão.

8. Refere de que maneira René Decartes contribuiu para a resolução de equações?

O grande matemático do século XVIII foi o suíço Euler, que contribuiu com René Descartes, em 1637, forjou uma conexão entre a geometria e a ,Aqui a palavra número refere-se também aos negativos, irracionais, algébricos e às frações. A álgebra clássica, que estuda a resolução de equações, utiliza símbolos



9. O português Pedro Nunes também se dedicou ao estudo das equações. Refere alguns aspectos do seu trabalhor?



pedro Nunes Alcácer do Sal, 1502 Coimbra, 11 de Agosto de 1578, que usou o nome latinizado de Petrus Nonius, foi um matemático português e um dos maiores vultos científicos do seu tempo, que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da navegação, essencial para as Descobertas portuguesas. Dedicou-se ainda aos problemas matemáticos da cartografia

Turma - 8M3 - Profesosra Leda - Matemática Equipe: Rafael; Felipe; Anderson, Iasmim

QUESTÕES




1. O que é uma equação?

É uma igualdade em que aparece uma letra ( incógnita) a representar um valor desconhecido

2. Que tipos de equações conheces?

• Equações de Hamilton,

• Equação do pêndulo,

• Equação de Lane-Emden

• Equação da onda,

• Equações de Maxwell,

• Equação do calor,

• Equação de Laplace,

• Equação de Poisson,

• Equação de Schrödinger,

• Equações de Navier-Stokes,

• Equação de Lotka-Volterra,

• Equações de Cauchy-Riemann.



3.Quem foram os primeiros povos de que há noticia que tenham descoberto um método de resolução de equações do primeiro e do segundo grau? Para que as usavam?

Babilônicos

4.Quem foi Diofanto? Qual a sua contribuição para a resolução de equações?

Foi o criador da Álgebra Recreativa

Diofanto de Alexandria é considerado o maior algebrista grego.

5. Qual foi a contribuição do árabe Al- Kwarizmi para a resolução de equações?

Foi o criador de Uma das mais antigas obras sobre álgebra

6. Quem foi o primeiro Matemático a estabelecer uma fórmula resolvente para as equações do terceiro grau?

Diofanto Alexandre



7. Quem foi o primeiro Matemático a usar letras para designar as incógnitas?

Shai

8. Refere de que maneira René Decartes contribuiu para a resolução de equações?

O grande matemático XVIII Euler

9. O português Pedro Nunes também se dedicou ao estudo das equações. Refere alguns aspectos do seu trabalho?

Foi o maior matemático da historia portuguesa e dividiu as equações do 2º grau em três tipos diferentes e apresentou uma fórmula resolvente para cada uma delas.

Atividade Web quest de Matemática - Equações - Profesosra Leda

1. O que é uma equação?, Uma equação é uma sentença aberta expressa por uma igualdade envolvendo expressões matemáticas.




2. Que tipos de equações conheces?

1º e 2º grau

3. Quem foram os primeiros povos de que há noticia que tenham descoberto um método de resolução de equações do primeiro e do segundo grau? Para que as usavam?

4. Quem foi Diofanto? Qual a sua contribuição para a resolução de equações? Diofanto de Alexandria é considerado como o maior algebrista grego.A CONTRIBUIÇAO MAIS IMPORTANTE DE DIOFANTO FOI APARTIR DE DA TRADUÇAO PARA LATIM DOS SEIS PRIMEIROS LIVROS COM O NOME ARITIMETICA EM 1621 . ESSA TRADUÇAO FOI QUEM INSPIROU O VERDADEIRO PAI DA TEORIA DOS NUMEROS.

5. Qual foi a contribuição do árabe Al- Kwarizmi para a resolução de equações? A álgebra é certamente uma das contribuições mais importantes das matemáticas árabes. Uma das mais antigas obras sobre álgebra foi escrita por Al-Khwārizmī



6. Quem foi o primeiro Matemático a estabelecer uma fórmula resolvente para as equações do terceiro grau?

Diofanto Alexandria.

7. Quem foi o primeiro Matemático a usar letras para designar as incógnitas?os arabes,para representar a icognita, utilizando o termo shay que quer dizer coisa . nos textos espanhois se escreveu xay e com o tempo ficou como x os espanhois chamavam de aha ,literalmente montaom .durante os seculos xv e xvi chamou-se res em latim,coisa em italiano e coss em alemao.



8. Refere de que maneira René Decartes contribuiu para a resolução de equações?

O grande matemático do século XVIII foi o suíço Euler, que contribuiu com René Descartes, em 1637, forjou uma conexão entre a geometria.Aqui a palavra número refere-se também aos negativos, irracionais, algébricos e às frações.A álgebra clássica, que estuda a resolução de equações, utiliza símbolos.

9. O português Pedro Nunes também se dedicou ao estudo das equações. Refere alguns aspectos do seu trabalho?

Pedro Nunes Alcacer do sal , 1502 Coibra , 11 de agosto de 1578, que usou o nome latinizado de Petrus Nonius, foi o matematico p ortu gues e um dos maiorres vultos cientificos dotempo que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da navegaçao essencial para as descobertas portuguesas.

Alunas: Liz; Taise e Graziela

Professora Leda de Matematica e os alunos da turma 8M3 - Web quest sobre equações

Site da web quest:

http://www.minerva.uevora.pt/of/equacoes/index.htm

Alunos da turma 6V4 - Professora Rosilene - Geografia

Trabalhando a Região Centro-oeste e seus principais aspectos.



































Professora Amélia - Turma 5V7 - Português

Trabalhando a estrutura textual - Interpretação textual e estrutura das frases...